O mistério da Atlântida-mito e desmito

1 – A Atlântida seria uma grande ilha, para lá das Colunas de Hércules, que foi castigada pelos deuses devido à sua arrogância e que, consequentemente, se teria afundado. A primeira vez que esta História foi contada foi pelo filósofo grego Platão e, desde então, todo o tipo de tecnologias foi dita como estando na posse dos atlantes, desde as viagens espaciais até à energia nuclear. A fonte original da história da Atlântida encontra-se em dois diálogos do filósofo: Tímeo e Crítias, escritos em meados do século IV a.C. em que Platão conta a história que lhe terá chegado através dos descendentes do um estadista, legislador e poeta ateniense Sólon (638 a.C. – 558 a.C.)
2 – A história de Sólon é que, quando viajava pelo Egipto um sacerdote egípcio lhe teria mostrado um conto que descrevia acontecimentos de, por volta 9600 a.C. Segundo a fonte de Sólon, descrita por Platão a Atlântida “emergiu no Oceano Atlântico, porque naquele tempo o Atlântico era navegável; e ali estava uma ilha situada em frente aos estreitos que agora se chama os Pilares de Hércules; a ilha era maior do que a Líbia (o Norte de África) e a Ásia (Turquia e Médio Oriente) juntas” 3 – A Atlântida de Platão era uma grande ilha com montanhas e uma capital de mesmo nome numa planície rodeada de canais concêntricos e muralhas. No centro tinha um monumento a Posídon. Platão descreve que os exércitos atlantes tinham conquistado parte de África e da Europa até serem travados por Atenas criando assim uma arrogância que Posídon castigaria destruindo o império com inundações e uma série de abalos sísmicos num único dia.
4 – Apesar de a narrativa de Platão colocar a história no começo do Neolítico a descrição que o filósofo faz de Atlântida e de Atenas corresponde mais a cidades da Idade do Bronze com armas e armaduras de bronze e navios capazes de navegarem no oceano. Até hoje não se encontraram provas de cidades deste tipo no começo do Neolítico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s