4 Factos sobre a Inglaterra Imperial 1813-1918

1º Facto
Em 1839 o governo britânico ordenou a captura de todos os navios esclavagistas portugueses. Em 1843 todos os navios esclavagistas operando no Brasil foram declarados como “piratas” e 400 foram capturados em apenas 5 anos. Em 1850 a Royal Navy entrou à força em vários portos no Brasil e capturou ou destruiu dezenas de navios esclavagistas o que levou a que o Brasil, o maior destino de escravos do mundo de então, parasse completamente com esse comércio.
2º Facto A partir de 1880 a Royal Navy patrulhava regularmente as águas australianas para combater o “blackbirding” que eram as operações conduzidas por australianos no Pacífico Sul de captura de escravos nas Fiji e em outras ilhas que depois eram levados para as plantações na zona de Queensland
3º Facto Em 1840, sob pressão de missionários locais e perante uma anexação francesa iminente, os britânicos, através do Tratado de Waitangi de 1940 com vários reis maori, que tinham pedido explicitamente protecção à coroa britânica, anexaram a Nova Zelândia. Apesar disso, entre 1845 e 1860, as tropas britânicas travaram várias guerras contra os Maori a pedido de colonos britânicos isto apesar de protestos por parte do Governo de Londres. O protectorado nas Fiji de 1874 foi também imposto a pedido dos seus habitantes para os proteger dos raids esclavagistas de proprietátios australianos de plantações.
4º Facto No século XIX existiram apenas 2 casos de brancos julgados e executados pela morte de aborígenes embora 20 mil (e 5 mil europeus) tenham sido mortos durante todo o século na Austrália e apesar de terem continuado a existir massacres até aos anos 20 do século XX.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s